sexta-feira, 10 de outubro de 2014

El jardín de al lado



El jardín de al lado, José Donoso, Colección Palabras Mayores, Editorial Leer-e, 2012, 407 páginas, ebook

Um livro que, além de permitir um 'zoom' na vida dos exilados, traz um elemento bastante diferente de todos os romances que eu já havia lido até então. Embora a narrativa como um todo não tenha me causado singular revolução, isto é: não tenha falado tanto comigo a ponto de chegar ao final e fechar o livro com um 'cara, que livro bom!', tive uma leitura muito rica e agradável, sem dúvidas. Só não me aprofundo no comentário do que seria esse elemento estrutural 'novo' (novo pelo menos para mim) para não tirar o prazer da descoberta de quem pretende ainda lê-lo, por ser este elemento, na minha opinião, o responsável por um dos pontos mais altos da narrativa, e tirar a surpresa do leitor é uma sacanagem sem dó, não é mesmo? Também porque a discussão de técnicas narrativas não é o objetivo aqui, pelo menos por enquanto. Bom, recomendo muitíssimo!


Avaliação: Entre Muito Bom e Ótimo (Muito Bom+)


P.S.: José Donoso é um autor chileno que viveu no exílio por algum tempo, nasceu em 1924 e faleceu em  1996. Uma entrevista com ele, de 1977, está disponível no youtube. Dele, estou lendo El obsceno pájaro de la noche e Historia personal del Boom, todos em versão ebook.



© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário