sexta-feira, 4 de julho de 2014

Angústia



Angústia, Graciliano Ramos, 120a Edição, Editora Record, Ebook, 445 páginas.

O romance mesmo vai até a página 376, o restante do livro é composto por um posfácio (que eu ainda não li, pois só me interessei pelo texto principal) e informações sobre vida e obra do autor.

Pois é, estava numa sala de espera quietinha lendo um livro até que chegaram três pessoas sem senso de comunidade: começaram a conversar num volume de voz tão elevado que não consegui mais acompanhar a leitura que eu vinha fazendo, comecei a divagar, a me perder na narrativa, a voltar parágrafos... daí pensei: cara, eu preciso de um texto tão forte que seja capaz de me levar daqui e que me envolva tanto que eu esqueça esta sala pequena e abafada cheia de vozes que falam de coisas que não me interessa um conto saber. E esse livro foi Angústia, de Graciliano. Baixei a amostra e comecei a ler na hora, e para minha completa felicidade não consegui mais parar, comprei um exemplar e devorei num instante.

Eis um comentário que escrevi durante a leitura, para registro de sensações:

Um livro que chega a causar dor a gente ter de interromper a leitura para fazer o que quer que seja. É assim que eu estou com Angústia, de Graciliano Ramos: desde a primeira frase é uma luta quando tenho de interromper a leitura, o texto me puxa, me prende, me envolve, me chama e me deixa besta não sei por quê. Estou devorando, há muito tempo um texto não me pegava desse jeito, assim, de lado e de banda. É prosa ótima, daquelas que eu me pergunto: Meu Deus, será que um dia vou conseguir arrancar de dentro de mim uma narrativa forte e viva desse jeito e ao mesmo tempo tão natural? Não falo com inveja, nunca! Falo com admiração, e muita! Salve, Graciliano! Falta pouco para chegar ao final... que angústia louca, boa e má pois que pena que termina, mas não consigo parar e ao mesmo tempo não quero que acabe. Ai...

Acabou e eu fiquei com gosto de quero-mais, meu plano é ler Caetés, daqui mais cum pouca.

Aproveitando a chance, não é que tenho a mesma impressão?...

“Certos lugares que me davam prazer tornaram-se odiosos. Passo adiante de uma livraria, olho com desgosto as vitrinas, tenho a impressão de que se acham ali pessoas exibindo títulos e preços nos rostos, vendendo-se. É uma espécie de prostituição. Um sujeito chega, atenta, encolhendo os ombros ou estirando o beiço, naqueles desconhecidos que se amontoam por detrás do vidro. Outro larga uma opinião à toa. Basbaques escutam, saem. E os autores, resignados, mostram as letras e os algarismos, oferecendo-se como as mulheres da rua da Lama.” Páginas 6-7, Angústia, Graciliano Ramos.


Avaliação: Ótimo cum Lauda!


© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário