quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Déjame que te cuente...



Vi uma tradução deste título para o Alemão e isso foi o suficiente para despertar minha curiosidade pelo que as pessoas andam lendo por aqui, e pelo texto original; ainda mais porque, como estudante de Espanhol, nunca é perda de tempo ler um texto nessa língua.

Li o livro sem saber nada sobre o autor e não me preocupei em pesquisar nada sobre ele porque quanto menos sei de um autor, melhor minha relação com o texto, mais livre de preconceitos ou outras impressões.

Sim, não tenho muito a dizer sobre esse livro, proporcionou-me uma leitura sem picos emocionais, por isso classifiquei-o como regular, mas não digo que seja ruim. É a história de um estudante que, passando por vários problemas pessoais, sobretudo de relacionamento, busca uma terapia. O psicólogo tem um método particular: o hábito de sempre inserir um conto ou uma fábula nas conversas ou sessões. O livro é escrito numa linguagem muito simples e reúne contos e fábulas de outros autores, e muitos deles são bem conhecidos até. Alguns leitores poderão dizer que é auto-ajuda, já outros, um tipo de doutrinação no Gestalt, terapia ou corrente psicológica, citado no texto aliás.

Depois que concluí a leitura busquei rapidamente informações sobre o título na Internet. Jorge Bucay  parece ser muito famoso e campeão de vendas de livros. Segundo um dos artigos, esse autor é muito lido porque, supostamente, "escreve coisas que fazem as pessoas se sentirem bem consigo mesmas", um tipo de Paulo Coelho argentino, com as mesmas fórmulas e acusações, incluindo plágio (não sei se procede nem me interessa saber pois, como já disse: minha relação é com livros, e não com autores).

De qualquer modo, fica o registro da leitura. E como eu sempre digo: tenha sua própria experiência com o texto e tire a prova das letras: leia e tire suas próprias conclusões.

Avaliação : Regular

P.S.: não esquecer que essas avaliações de livros espelham unicamente o meu gosto pessoal e minha experiência de leitura e aqui são registradas unicamente para contabilização e controle.


© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário